Torres - RS



Considerada a mais bela praia gaúcha, Torres possuí inúmeras belezas naturais, como praias, falésias, rio e lagoas e ainda mantém sua história, cultura e gastronomia, que a tornam mais encantadora.
Aqui a diversão e aventura é garantida o ano todo, há passeios de barco, voo de balão, paraglider e muitas trilhas.
Todo ano acontece o Festival Internacional de Balonismo, que atrai milhares de visitantes para se encantar com as apresentações de balões e shows regionais e nacionais.
Confira abaixo os principais atrativos e pontos turísticos.

Parque Estadual da Guarita

Estamos localizados a poucos metros de um dos principais pontos turísticos do Rio Grande do Sul, o Parque da Guarita, que é visitado por milhares de turistas o ano todo. Além da bela praia, que é propícia para o surfe, é um lugar único desenhado pela natureza, com um grande paredão de frente para o mar e as trilhas até o topo dos morros para apreciar uma vista incrível. O parque faz parte do Projeto Geoparque Cânions do Sul, que se aprovado, será reconhecido como Geoparque Mundial da Unesco, possuindo uma área total de 2830 quilômetros quadrados, contemplando paisagens de relevância geológica internacional.

Ilha dos Lobos

É a única ilha da costa gaúcha e a menor unidade de conservação ambiental do Brasil. Com formação de origem vulcânica, está localizada a 1800 metros da praia, sendo um refúgio de lobos, leões marinhos e aves. A aproximação até o local é feita pelos passeios de barcos que contornam o aglomerado de rochas a uma distância permitida. Nos meses de agosto a novembro, se dá a presença de Baleias Francas.

Praias

Torres possui seis praias: Praia da Guarita, Praia da Itapeva, Praia da Cal, Prainha, Praia Grande e Praia dos Molhes, cada uma com seus encantos naturais; onde é possível além de banhar-se e pegar sol, tomar um chimarrão, caminhar, fazer uma roda de amigos e praticar esportes, como vôlei, beach tennis, futebol e surfe.

Morro do Farol

Com uma vista única que permite avistar todas as praias, as torres, a Lagoa do Violão, a serra, as dunas do Parque da Itapeva e a Ilha dos Lobos, é o único morro que tem acesso de carro, sendo o local preferido para observar a imensidão do mar. É um local propício para vôos de paraglider e parapente, além de ser um observatório para as baleias francas no período de agosto a novembro.

Lagoa do Violão

Na divisa com o estado de Santa Catarina, a Barra dos Molhes foi desenvolvida entre os anos de 1967 e 1973, com o objetivo de tornar mais seguro as entradas e saídas de barcos pesqueiros ou de passeio. Um lugar que remete a calma e possui uma vista deslumbrante.

Ponte pênsil

Uma das mais importantes áreas de preservação ambiental do Rio Grande do Sul, abrange a Mata Atlântica, com dunas, vegetação de restinga, campos secos e alagados, banhados e mata palodosa, além de uma diversificada fauna, sendo campo de pesquisa biológica, educação ambiental e turismo ecológico.

Igreja São Domingos

Inaugurada em 1824, foi a primeira igreja construída no trecho litorâneo entre Laguna (SC) e Osório (RS), sendo a segunda mais antiga do litoral gaúcho. Sendo um dos marcos do desenvolvimento da povoação, foi erguida por prisioneiros de guerra, guarani-cristãos castelhanos, sendo uma representação da arquitetura luso-brasileira com trato barroco. Junto à Igreja, está localizada a Casa nº 1, que recebeu o Imperador Dom Pedro I em sua passagem por Torres. Em 1983, a Igreja foi tombada pelo patrimônio cultural do Estado.

Passeio de balão

Durante o ano todo é possível voar pelo céu de Torres, curtindo um visual incrível e uma sensação boa para esquecer os problemas.

Esportes Radicais

Para os mais aventureiros, há as opções de voo de paraglider, rapel e paraquedismo, durante o ano inteiro.

  • Paraglider: os voos saem do Morro do Farol, onde é possível sentir a sensação de voar e ter o contato direto com a natureza.
  • Rapel: praticado nos paredões à beira mar, exige esforço braçal e muita coragem.
  • Paraquedismo: praticado no Parque da Guarita e no Morro do Farol, faz você sentir-se nas nuvens e com a sensação de liberdade.

Passeio de barco

Saindo do Rio Mampituba, o passeio permite um ângulo diferente dos principais pontos turísticos da cidade, contemplando as falésias e a Ilha dos Lobos.