Porto Alegre é uma metrópole com opções imperdíveis para quem quer conhecer o melhor da capital gaúcha. Entre as cidades mais arborizadas do país, é multicultural por natureza, conjunto de várias faces, origens étnicas e religiosas, onde todas diferenças são bem-vindas.
A cidade produz e sedia eventos de grande porte, sendo um dos principais destinos de eventos internacionais do Brasil.
Confira abaixo os principais atrativos e pontos turísticos.

Casa de Cultura Mário Quintana

Antigo Hotel Majestic, local em que o poeta Mário Quintana morou durante mais de 20 anos. Hoje, o espaço é voltado para a cultura e arte, como cinema, dança, teatro e música.

Mercado Público Municipal

Inaugurado em 1869, é um dos locais mais tradicionais de Porto Alegre, fazendo parte do Patrimônio Histórico e Cultural da cidade. Com sua arquitetura externa preservada, possuí inúmeros estabelecimentos comerciais, com diversos produtos à venda, como peixes, queijos, erva-mate, artigos para cultos religiosos, além de cafeterias, lancherias e restaurantes.

Usina do Gasômetro

Com 18 mil metros quadrados e uma chaminé de 117 metros, ainda mantém sua arquitetura original, inaugurada em 1928. Está localizada à beira do rio Guaíba, sendo hoje um centro cultural, com teatro, cinema, livraria, exposições e cafeteria.

Orla do Gasômetro

Com um belíssimo restaurante panorâmico, a orla do gasômetro é um dos lugares favoritos dos porto-alegrenses e turistas. Espaço em que se pode contemplar o pôr do sol, caminhar, andar de bicicleta e atém mesmo fazer um pique nique. No local há um terminal turístico para passeios de barco, além de restaurantes, bares, academias ao ar livre, parque infantil, quadras esportivas e ciclovia.

Noite Boemia

Dois lugares preferidos para quem gosta da noite são a Cidade Baixa e a rua Padre Chagas. Na Cidade Baixa a pedida é para o público mais alternativo, com bares e festas que variam entre o samba, indie e rock. Na Padre Chagas, localizada em um dos bairros mais nobres de Porto Alegre, os pubs agitam a noite para quem curte uma balada ou quem quer fazer um happy hour.

POA Comedy Club

Aberto de terça à sábado à noite, com shows de humor, é o lugar perfeito para quem quer uma boa gastronomia em um ambiente descontraído e ainda dar boas risadas.

Parque Moinhos de Vento (Parcão)

Mais conhecido como Parcão, é uma ótima opção de lazer ao ar livre para tomar um chimarrão ou descansar, além do espaço oferecer pista de corrida e patinação, playground e quadras de vôlei, futebol e tênis.

Parque Farroupilha (Redenção)

Popularmente chamado de Redenção, é um ponto de encontro para todos os públicos e todas as idades que querem sossego em meio a metrópole. Com milhares de árvores, possui uma fonte luminosa, um orquidário, um mini zoológico e playgrounds, além de cafeterias.

Fundação Iberê Camargo

Com uma arquitetura diferenciada, foi criada com o objetivo de divulgar as obras do artista gaúcho Iberê Camargo, contando com mais de 5 mil peças de sua autoria, que são apresentadas em exposições que mudam a cada seis meses.

Catedral Metropolitana

Dedicada à Mãe de Deus, é uma estrutura magnífica projetada pelo arquiteto italiano João Battista Giovenale. Localizada no centro da cidade, foi inaugurada em 1971, destacando-se os mosaicos que representam a história da Igreja no estado.

Calçadão de Ipanema

Com seus 3 km de extensão às margens do Guaíba, é um dos principais pontos turísticos da capital. Ideal para quem quer relaxar olhando o rio, fazer uma caminhada ou aproveitar os restaurantes e barzinhos. No local acontece competições de esportes náuticos, como vela de oceano, windsurfe e jet ski.

Passeios de barco

Para conhecer Porto Alegre de outro ângulo, nada melhor do que fazer um passeio pelas águas do Rio Guaíba. Os passeios têm duração de aproximadamente 1 hora e partem do terminal localizado ao lado da Usina do Gasômetro.

Cais do Porto

Com diversos armazéns, sendo dois deles abertos para visitação, é uma estrutura gigantesca que remete a história da cidade. No local é realizado alguns eventos culturais, além de ser considerado por muitos a vista mais bonita do pôr do sol.