Laguna

Tem sua majestade por ser reconhecida pelo patrimônio nacional e sua acolhida dos heróis Anita e Giuseppe Garibaldi, que enriqueceram a história do país. Com a tranquilidade de uma pequena cidade, tem o mar com águas brandas e areias finas, além de um charmoso Centro Histórico e a imponência do Farol de Santa Marta.

Com uma localização privilegiada, próximo ao aeroporto de Jaguaruna, atrai surfistas e pescadores durante o ano inteiro, além de realizar o carnaval mais divertido do sul do Brasil e o maior encontro de motos a beira mar

Confira abaixo os principais atrativos e pontos turísticos.

Farol de Santa Marta

Um dos pontos turísticos mais conhecidos de Santa Catarina, o Farol de Santa Marta é o maior farol da Américas, com 29 metros de altura. Projetado pelos franceses Barbier Bernard e Turenne, possui uma vista incrível, que permite desfrutar de um belíssimo pôr do sol.

Casa Anita Garibaldi

Típica colonial luso brasileira, foi construída por volta de 1711, casa em que em 1835 Anita Garibaldi, com 14 anos, vestiu-se para o seu primeiro casamento. Hoje, o prédio é um museu, com um acervo que lembra a trajetória de Anita e seu romance com Giuseppe Garibaldi, além de móveis e utensílios de várias épocas, uma urna com a terra da sepultura de Anita e o mastro do navio Seival, uma das embarcações transportadas por Giuseppe.

Cais do antigo porto

Construído em 1910 com pedras de granito, na beira da Lagoa Santo Antônio dos Anjos, é um dos locais preferidos dos turistas e moradores para contemplar o pôr do sol, além de ser utilizado por pescadores e pequenas embarcações.

Pedra do Frade

Inclinada sobre uma rocha à beira mar com 30 toneladas em 10 metros de altura, a Pedra do Frade é um grande mistério de como é sustentada. Considerado o primeiro cartão postal do Brasil, seu nome é devido a semelhança com o rosto de um padre franciscano.

Museu histórico Anita Garibaldi

Sendo um dos prédios mais antigos do sul catarinense, construído em 1747, foi o local em que em 1839, época em que o prédio era a Câmara de Vereadores, as forças farroupilhas com a ajuda de Giuseppe Garibaldi proclamaram a República Juliana.

Hoje o museu guarda um acervo eclético, com peças de alto valor arqueólogo encontradas nos sambaquis da região e de grupos indígenas que viveram na região, além de objetos pertencentes a Jerônimo Francisco Coelho, considerado pai da imprensa de Santa Catarina.

Molhes da barra

Com ótimos restaurantes e uma vista linda, é um local em que acontece um fenômeno raro, a parceria entre pescadores e botos durante a pesca.

Casa Pinto D`Ulysséa

Com azulejos pintados à mão, possuí as características da arquitetura de uma Quinta Portuguesa. A casa foi o presente de casamento ao violonista português Joaquim Pinto de Ulysséa e sua esposa Alexandrina Dias de Pinto.

Casa das Artes

Localizada no centro histórico, é o espaço de venda de peças artesanais com características da cidade, para quem quer levar uma lembrança para casa ou presentear um amigo ou familiar.

Cine Teatro Mussi

Inaugurado em 1950, foi projetado pelo arquiteto suíço Wolfang Ludwing Ray. Atualmente é palco de sessões de cinema, apresentações teatrais e de dança.

Marco do Tratado de Tordesilhas

Erguido na década de 70, para lembrar o fato histórico do Tratado de Tordesilhas firmado em 1494 entre Portugal e Espanha, no qual Laguna era o limite territorial entre a divisão das terras de cada país.

Igreja Santo Antônio dos Anjos

Encantadora por sua arquitetura e por seus detalhes em ouro, possui a única pia batismal construída de rocha gnaisse, trazida de Portugal. Outro destaque é a tela de Nossa Senhora da Conceição, pintada em Roma pelo catarinense Victor Meirelles.

Fonte da Carioca

Construída por escravos em 1863, serve até hoje a água da nascente localizada no alto do morro. Tem a fama de quem bebe a água da fonte sempre retorna a Laguna e de ser a fonte dos namorados, por conta dos passeios em família em que os jovens solteiros trocavam olhares.

Morro da Glória

Área de preservação ambiental, com 128 metros de altura, permite uma vista do centro histórico, dos bairros, das praias e lagoas. Conta com um mirante e a estátua de Nossa Senhora da Glória, sendo um ponto de peregrinação de fiéis.

Rota das Baleias Francas

ARota das Baleias Francas é o único berçário de baleias francas do país, que reúne os municípios de Laguna, Garopaba e Imbituba. De julho a novembro é a temporada em que eles migram da Antártida para o litoral catarinense em busca de águas mais calmas e quentes para se reproduzirem, sendo possível vê-las em algumas trilhas, costas e praias.